SOBRE

SALA BAILA!

Inaugurada em fevereiro de 2020, anexo ao espaço terapêutico Tempo para Você, a sala Baila! é um local para o ensino, aprendizagem, criação e pesquisa da dança.

Com um foco na Dança Flamenca, oferece aulas regulares, cursos e outras atividades de formação e fruição dessa linguagem, além de atividades de dança livre, consciência corporal e de temáticas mais abrangentes relacionadas à produção em dança.

Estamos no bairro de Jardim da Penha, na cidade de Vitória, ES.

...............................................................................



Artista radicada no ES, atua como bailarina, coreógrafa, diretora, produtora cultural e pesquisadora. Estuda Dança Flamenca desde 2000 e desde então se aprofunda nesta linguagem fazendo cursos com professores do Brasil e da Espanha e se apresenta como bailaora em diferentes cenários.

É bacharel em Artes Plásticas pela UFES, e especialista em Estudos Contemporâneos em Dança pela UFBA e em Preparação Corporal para as Artes Cênicas pela Faculdade Angel Vianna.

Dançou como solista no espetáculo Flamencos (2010), dirigido por Federico Nuñez em Mendoza (Argentina) e é convidada recorrente de tablados flamencos na cidade do Rio de Janeiro. Dançou no corpo de baile dos espetáculos Conexão Espanha (2009) dirigido por Inmaculada Ortega e Un poquito por Ortega (2010) dirigido por Inmaculada e Domingo Ortega. Em 2019 coreografou o corpo de baile da Companhia de Ópera do ES na montagem de Carmem.

Realiza desde 2012 o projeto Isso não é Flamenco, que convida artistas de diferentes linguagens a dialogarem com a sua prática no flamenco, criando diversos trabalhos artísticos. Fruto dessa pesquisa, criou seus dois solos: Bom Sujeito, dirigido por Fernando Marques e com direção musical de Letícia Malvares e Roberto Monteiro, que propõe um diálogo entre o Flamenco e o Samba, e Pedra, dirigido por Carla van den Bergen e com direção musical de Gabriela Deptulski, que propõe uma aproximação da geologia terrestre à condição da mulher na sociedade.

Desde 2019 integra o Olé! Trio, ao lado da bailaora Tatiana Bittencourt e do guitarrista Luciano Camara, com quem realizou diversos shows na cidade de Vitória e atualmente desenvolvem o projeto Fôlego.

Atua como professora de dança flamenca e de dança contemporânea desde 2008, tendo trabalhado em diversas escolas e espaços culturais da Grande Vitória e ministrando cursos e oficinas em outras localidades.

Em parceria com Juliana Lisboa e OParque criou a festa-experiência Olê com Olê! que teve duas edições, a primeira em 2018 na antiga casa d'OParque e a segunda em 2019 na Casa Porto das Artes Plásticas.

Ministrou as oficinas Laboratório do Corpo em diversas ocasiões, incluindo o Ciclo de Formação em Artes Cênicas do Centro Cultural Sesc Glória em 2019, e Isso não é o que Parece: dramaturgia da dança a partir da fricção, no projeto Sesc Dramaturgias do Departamento Nacional do SESC nas cidades de Aracaju (SE) e Gama (DF).

É integrante do Grupo Z de Teatro desde 2007, fundadora e coordenadora do portal Dança no ES, que mapeia, registra e divulga a produção em dança no estado do ES, e é coordenadora do Laboratório do Intérprete-criador: Núcleo de Pesquisa em Dança.

Atua como diretora e coreógrafa convidada, já tendo realizado trabalhos com Yuriê Perazzini, A Transe, Cia Nós, Cia Junco, Coral Jovem Vale Música, Coletivo Emaranhado e Alma Andaluza Cia de Dança.


...............................................................................

COLABORADORES

Farley de Souza / @farleydsouza


Artista de multi talentos, atua como bailarino, designer, escritor, figurinista, performer, fotógrafo, editor de vídeos e imagens e o que mais lhe interessar dentro do campo das artes.

Bacharel em Desenho Industrial pela UFES, colabora na sala Baila! com suas ideias brilhantes, edita alguns vídeos, faz os cartazes mais lindos e tira fotos maravilhosas. Além de dançar com a gente, claro!

Atuou como bailarino no corpo de baile da Companhia de Ópera do Espírito Santo na montagem da ópera Carmem, integrou a Cia K de Dança, onde hoje colabora como convidado e foi integrante da Cia Reverence e colaborador no Improviso Coletivo. Além disso, cria seus próprios trabalhos solo, e alguns em colaboração com outros artistas, que dá vazão através da fotografia, do vídeo e da escrita.

Quer um cartaz, uma foto, um vídeo, uma logo ou uma performance divina? Entra em contato com ele que não vai ter erro!
___

Maria Fernanda Araújo / @nenamafe / 27 999431618


Bailaora, professora, escritora, revisora, pesquisadora, artesã e cozinheira. Dona de uma criatividade ímpar, é bacharel em Ciências Sociais e licenciada em Letras - Português, além de mestre em Psicologia, todas as formações pela UFES.

Colabora na sala Baila! com seus escritos e dando uma mão na revisão de textos, e obviamente dançando também!

Atuou no corpo de baile da ópera Carmem montada pela COES para a abertura do Festival de Música Erudita em 2019, além de bailar como convidada em apresentações do Olé! Trio. É professora de dança flamenca, tendo feito diversos cursos na área e colaborado com a Alma Andaluza Cia de Dança. Aprimora sua dança estudando jazz dance e outras oficinas de dança. Já colaborou também com o portal Dança no ES, como revisora e pesquisadora.

Precisa de um texto, uma poesia, uma revisão? Quer uma aula de flamenco ou uma apresentação? Chama ela que vai dar bom!

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades sobre o abanico

Inspirações para Todo es de Color!

Programação de Verão 2024