SOBRE
SALA BAILA!
Inaugurada em fevereiro de 2020, anexo ao espaço terapêutico Tempo para Você, a sala Baila! é um local para o ensino, aprendizagem, criação e pesquisa da dança.
Com um foco na Dança Flamenca, oferece aulas regulares, cursos e outras atividades de formação e fruição dessa linguagem, além de atividades de dança livre, consciência corporal e de temáticas mais abrangentes relacionadas à produção em dança.
Estamos no bairro de Jardim da Penha, na cidade de Vitória, ES.
...............................................................................
Artista radicada no ES, atua como bailarina, coreógrafa, diretora, produtora cultural e pesquisadora. Estuda Dança Flamenca desde 2000 e desde então se aprofunda nesta linguagem fazendo cursos com professores do Brasil e da Espanha e se apresenta como bailaora em diferentes cenários.
É bacharel em Artes Plásticas pela UFES, e especialista em Estudos Contemporâneos em Dança pela UFBA e em Preparação Corporal para as Artes Cênicas pela Faculdade Angel Vianna.
Dançou como solista no espetáculo Flamencos (2010), dirigido por Federico Nuñez em Mendoza (Argentina) e é convidada recorrente de tablados flamencos na cidade do Rio de Janeiro. Dançou no corpo de baile dos espetáculos Conexão Espanha (2009) dirigido por Inmaculada Ortega e Un poquito por Ortega (2010) dirigido por Inmaculada e Domingo Ortega. Em 2019 coreografou o corpo de baile da Companhia de Ópera do ES na montagem de Carmem.
Realiza desde 2012 o projeto Isso não é Flamenco, que convida artistas de diferentes linguagens a dialogarem com a sua prática no flamenco, criando diversos trabalhos artísticos. Fruto dessa pesquisa, criou seus três solos: Bom Sujeito, dirigido por Fernando Marques e com direção musical de Letícia Malvares e Roberto Monteiro, que propõe um diálogo entre o Flamenco e o Samba, Pedra, dirigido por Carla van den Bergen e com direção musical de Gabriela Deptulski, que propõe uma aproximação da geologia terrestre à condição da mulher na sociedade, e Sirena, que por meio de figuras híbridas da mitologia greco-romana aborda temas como a impureza, a violência e a investigação híbrida de linguagens artísticas.
Desde 2019 integra o Olé! Trio, ao lado da bailaora Tatiana Bittencourt e do guitarrista Luciano Camara, com quem realizou diversos shows na cidade de Vitória e criaram o espetáculo Debaixo D'Água.
Atua como professora de dança flamenca e de dança contemporânea desde 2008, tendo trabalhado em diversas escolas e espaços culturais da Grande Vitória e ministrando cursos e oficinas em outras localidades.
Em parceria com Juliana Lisboa e OParque criou a festa-experiência Olê com Olê! que teve duas edições, a primeira em 2018 na antiga casa d'OParque e a segunda em 2019 na Casa Porto das Artes Plásticas.
Ministrou as oficinas Laboratório do Corpo em diversas ocasiões, incluindo o Ciclo de Formação em Artes Cênicas do Centro Cultural Sesc Glória em 2019, e Isso não é o que Parece: dramaturgia da dança a partir da fricção, no projeto Sesc Dramaturgias do Departamento Nacional do SESC nas cidades de Aracaju (SE) e Gama (DF).
Integrou o Grupo Z de Teatro de 2007 à 2023, fundadora e coordenadora do portal Dança no ES, que mapeia, registra e divulga a produção em dança no estado do ES, e é coordenadora do Laboratório do Intérprete-criador: Núcleo de Pesquisa em Dança.
Atua como diretora e coreógrafa convidada, já tendo realizado trabalhos com Yuriê Perazzini, A Transe, Cia Nós, Cia Junco, Coral Jovem Vale Música, Coletivo Emaranhado e Alma Andaluza Cia de Dança.
...............................................................................